Escola: No momento atendemos pelo Whatsapp +55 11 3333-0891 (de 2ª a 6ª feira, das 14h às 18h)
|
DADOS GEOGRAFICOS DA RÚSSIA.
Curso de russo
A Rússia localiza-se na Eurásia, o maior continente da Terra, e estende-se pela Europa e pela Ásia. O encontro desses dois continentes acontece nos montes Urais, os quais também dividem o mapa da Rússia em leste (parte asiática) e oeste (parte europeia).
A propósito, foi nesta região que caiu um meteorito no dia 15 de fevereiro de 2013, próximo à cidade Chelyabinsk. (1800 km de Moscou).
A Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 17.075.400km² que se estende por mais de 4.000km de norte ao sul e por quase 10.000km do oeste ao leste. O território do Brasil é de 8.515.767 km², em termos comparativos, o território russo é cerca de duas vezes maior que o brasileiro.
A Rússia ocupa o primeiro lugar no mundo em área e o nono em termos de população. É uma república federal com estrutura mista.
A Federação Russa é composta por 83 unidades: 21 repúblicas, cada uma com uma constituição e duas línguas oficiais: o russo e uma língua local; 46 regiões administrativas; 9 províncias; 4 distritos autônomos; 2 cidades federais, Moscou e São Petersburgo; e 1 região autônoma.
Conforme os dados atuais de 2013, a população da Rússia é de 143.347.059 habitantes. A densidade demográfica russa é 8,38 pessoas por km².
No Brasil há 200.938.733 habitantes em uma área de 8.515.767 km². A densidade da população brasileira é 23,60 habitantes por quilômetro quadrado.
As cidades russas mais populosas são Moscou e São Petersburgo e há mais 13 cidades com mais de 1 milhão de habitantes.
A população na Rússia é maior na parte européia.
A maioria da população vive na região delimitada por São Petersburgo, ao Norte (no mar Báltico), Sochi ao Sul (no mar Negro) e Irkutsk ao leste (na Sibéria).
Isso acontece porque essa região possui climas mais amenos que os de muitas outras partes do país. Na Sibéria as condições climáticas são difíceis para a vida humana e não são apropriadas para agricultura.
23% por cento de território russo localizam-se na parte europeia e 77% na parte asiática.
Clima
Na Rússia há quatro zonas climáticas, de norte para o sul: ártica, subártica, continental e subtropical.
A menor região é a de clima quente subtropical que se localiza perto do Mar Negro.
A zona com o clima continental é a maior. Este clima apresenta 4 estações durante o ano.
Em geral, o inverno é longo e com muita neve, a primavera é temperada (moderada), o verão é curto e quente e o outono é chuvoso.
A característica principal do clima continental e uma diferença considerável de temperatura em inverno e verão, o verão é muito quente e o inverno é muito frio.
Mas, por causa da extensão muito grande do território, o clima continental diferencia-se muito de um lugar para outro.
Esse clima é típico para áreas localizadas no interior dos continentes. A temperatura varia em diferentes lugares dependendo da distância do mar.
Assim as temperaturas médias variam em todo o território russo. No inverno a temperatura média de janeiro em São Petersburgo é -8°C, na região do rio Enisey, na Sibéria Ocidental, é -27 °C, na cidade Yakutsk na Sibéria Oriental, onde o clima é extremo continental, faz -43 °C, na cidade Verkhoiansk no inverno faz -50 °C.
A cidade Verkhoyansk é conhecida principalmentepor suas temperaturas excepcionalmente baixas no inverno. Esta área é mais fria do hemisfério norte e fica junto com povoado Oimiakon. Este lugar e considerado como um dos lugares mais frios da Terra - o pólo do frio. A temperatura mais baixa registrada foi -69,8 °C, em 1892.
Se a temperatura for menor que -71 °C (graus Celsius), a gasolina pode ser cortada com uma faca como se fosse uma geléia.
A amplitude térmica em Verkhoyansk é em média de 105 °C: varia de -68 °C a +37 °C.
Na parte europeia, a temperatura em Julho fica entre 20 e 25 °C.